Ser Escritor é… Por Francisca Lopes

BIOGRAFIA

 

FRANCISCA MARIA BEZERRA LOPES (Beleza) é natural de Mossoró/RN, nascida em 19/11/1954 sendo filha de Antônio Lucas Bezerra e Francisca Gomes Duarte Bezerra (ambos in memoriam).

Ela é casada com o funcionário público Edvaldo Morais Lopes, desde 1979. Dessa união nasceram dois casais de filhos. É avó de cinco netos.

Iniciou seus estudos no Grupo Escolar Cônego Estevão Dantas. Prestou Exame de Admissão, ingressando no curso Ginasial do Colégio Estadual de Mossoró. Em seguida cursou a Escola Normal, obtendo o seu primeiro diploma de professora. O Exame do vestibular era mais um desafio a enfrentar. Escolheu com convicção o curso de Letras e Artes. Aprovada, ingressou na então FURRN, atual UERN, concluindo a Licenciatura Plena com habilitação em Línguas Portuguesa, Inglesa e suas Literaturas. É pós-graduada em Linguagem, códigos e suas tecnologias, Metodologias Inovadoras aplicadas à Educação – pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER).

Iniciou sua carreira profissional lecionando no Ambulatório José Pereira Lima, já como funcionária pública estadual.

Por ocasião da transferência do esposo – na época – funcionário de instituições bancárias, residiu na cidade de Messias Targino/RN, juntamente, com toda a família. Lá lecionou na Escola de 2º grau Apolinária Jales, onde permaneceu por dois anos. Com outra transferência, muda-se para Ceará-Mirim, iniciando sua trajetória profissional na cidade, no ano de 1987, na Escola Estadual Interventor Ubaldo Bezerra de Melo onde trabalhou por dez anos seguidos ensinando: Inglês, Português, Literatura e Redação. Em seguida, assumiu a gestão da Escola Estadual Monsenhor Celso Cicco por dois anos consecutivos. Cumprida a missão, foi para Escola Estadual Professor Edgard Barbosa na qual ficou até completar 29 anos na Rede estadual de ensino e se aposentou. Em 1991 entrou na Rede Municipal de Ensino através de contrato, tendo se efetivado 1997 por meio de concurso. Lecionou em algumas escolas do município e posteriormente passou a integrar a equipe da Secretaria Municipal de Educação, atuando na Supervisão de Pólo nas zonas urbana e rural do Município. Desde 2000, trabalha com Formação continuada de Professores através de programas como: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN em Ação), Pró-Letramento, Gestar II, e PNAIC.

Na Rede Particular de Ensino, trabalhou no Colégio de Santa Águeda, nos anos finais do Ensino Fundamental, como também, no Ensino Médio, sempre ministrado as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Redação.

Membro da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte, (SPVA), com sede em Natal /RN e, também, da Associação Cultural Engenho das Artes, em Ceará-Mirim. É sócia efetiva da Academia cearamirinense de Letras e Artes “Pedro Simões Neto” – ACLA – ocupante da Cadeira no 4 – que tem como Patronesse a escritora Maria Madalena Antunes Pereira.

Escreve poesia perfazendo o caminho social, lírico-amorosa e sacra; crônicas; memórias e contos.

A Câmara Municipal de Ceará-Mirim outorgou-lhe o título de cidadã cearamirinense em 20 de dezembro de 2011.

Publicações: livros, revistas e periódicos:

2005 – Ceará-Mirim tradição, engenho e arte (participação) – texto sobre a Educação. Livro editado pelo SEBRAE/ RN

2015- Confidências. O seu primeiro Livro de Poemas.

2017- Revista da ACLA – poema – (participação)

2018 – Antologia Poética – PoeArte de Verso em Verso, desenvolvido pelo IFRN, Campus Natal- Zona Norte.

2018, Antologia Poética – Poesia na Calçada – Movimento Alternativo Goto Seco – Edições Sebo Vermelho Natal/RN.

Periódicos Locais:

Jornal o Vale – Entrevista

Jornal “A Ordem” da Arquidiocese de Natal, entrevista por ocasião da passagem do dia do professor.

Revista Aplausos – crônicas e memórias

Palestras:

– Ministra palestras em Escolas para pais, professores e alunos, sempre que é convidada, com temas relacionados a educação e a família e para jovens, casais, grupos e pastorais da igreja católica, com temas que abrangem a ética e a moral cristãs.