Ser Escritor é… Por Franci Dantas

BIOGRAFIA

 

FRANCI FRANCISCA DANTAS nasceu em Mossoró/RN, Bairro Paredões. Filha de José Pedro Dantas e Raimunda Benedita Dantas. Ela é Professora (Geografia – UERN), Artista Plástica (autodidata), Artesã e Escritora.

Desde criança, a Arte se destacou em sua vida, tanto nas instituições educacionais onde estudou e também onde trabalhou. A facilidade para o desenho, pintura, teatro (roteiro – produção) e coreografia suplantou o magistério, por esse motivo lecionou apenas durante cinco anos. Assumiu o cargo relacionado a Artes na Secretaria Municipal de Educação, no Museu Histórico Lauro da Escóssia, no Instituto Educacional Dinarte Mariz (IEDAM -Extinto),no Colégio Primeiros Passos, na Escola Municipal Joaquim da Silveira Borges (extinta), na Escola Estadual José Moreira da Costa, entre outras. Também foi diretora por um período da Escola Municipal Sindicato do Sal (Atual Antônio da Graça Machado).

Participou de várias exposições visuais coletivas e individuais em convênio com a Secretaria Municipal de Cultura (Estação das Artes Elizeu Ventania), na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte (lançamento do segundo livro), no evento da Associação dos Escritores Mossoroenses-ASCRIM, no Museu do Sertão de Mossoró, no Museu Histórico Lauro da Escóssia, na Maçonaria Jerônimo Rosado e no II Salão Dorian Gray (Fórum das Artes), cuja tela foi doada para a futura Pinacoteca de Mossoró, entre outras instituições culturais. Franci é autora de mais de 300 telas, as quais se encontram em espaços culturais, residências em Mossoró e outras cidades do Brasil e no exterior como em Bottrop (Alemanha) e Milão (Itália).

Fundadora da Academia Mossoroense de Artistas Plásticas (AMARP), em 16 de setembro de 2017. Entidade cultural que prima pela valorização e inclusão dos artistas visuais mossoroenses, principalmente os artistas sem visibilidade do círculo cultural da cidade.

Se define como uma professora que decidiu escrever, deixar registros de seus familiares, suas origens e fundação da AMARP. Primeiro Livro: “Fios de Pensamentos” (Família Dantas: Biografias – Adaptações Poéticas -Mensagens). Segundo Livro: “Pelos Meandros da Memória” (Bairro Paredões – Rua Alexandre Baraúna) – Terceiro Livro: Nuances (Fundação da Academia Mossoroense de Artistas Plásticos-AMARP), em fase conclusiva. Os dois primeiros livros são produções independentes.

A Professora, Artista Plástica e Escritora é Acadêmica Titular da Cadeira “01” da Academia Mossoroense de Artistas Plásticos (AMARP), Titular da cadeira “43” da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró (ACJUS), Sócia Efetiva da Associação dos Escritores Mossoroenses (ASCRIM), Sócia Correspondente da Academia de Letras e Artes de Martins (ALAM), Membro da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC), e do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP).

Foi agraciada com o “Troféu Museu do Sertão”, durante a “I Feira de Livros de Autores Mossoroenses” e com a Comenda da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte – Palácio José Augusto (Natal-RN), proposição da Deputada Larissa Rosado.

Franci Francisca Dantas, atual presidente da AMARP, tem como meta a integração dos artistas visuais desconhecidos no círculo cultural mossoroense.