Ser Escritor é… Por Raniele Alves

 

 

BIOGRAFIA

 

RANIELE ALVES DA COSTA, filho de João Pereira da Costa e Raimunda Alves de Oliveira Costa, nasceu nascido em Mossoró/RN no dia 08/06/1968.

Desde de cedo já tinha muito interesse pela leitura. Lia Maurício de Souza, Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Monteiro Lobato e tudo que era de revistas em quadrinhos. Ele também lia muito os Cordéis que encontrava em feiras livres da cidade. Mas foi aos 14 anos quando foi para companhia do professor Vingt-un Rosado que essa paixão por livros aumentou. Na Biblioteca de Vingt-un, ele tinha de tudo. Dos grandes escritores estrangeiros aos nacionais, enciclopédias…

Raniele tem uma predileção por escritores regionais. Ele aprendeu com Vingt-un a gostar e acompanhar muitos desses escritores, pois foi Vingt-un que lançou muitos desses escritores na Coleção Mossoroense, Coleção esta que já ultrapassa os 70 anos de existência.
Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), ele trabalha a serviço da Fundação Vingt-un Rosado bem antes da sua criação.
Apesar de viver em ambiente de produção de livros, ele quase não publicou, mas tem boas referências literárias dos escritores que ele aprendeu a gostar.
Publicou a obra “Joana breve história de uma sertaneja” lançada pela Coleção Mossoroense. Ele tem dois trabalhos no prelo: “Silvana Alves, a Poetisa do Amor”  e “Descendentes de Conrado Saraiva da Cunha“.