Ser Escritor é… Por Rubens Coelho

 

BIOGRAFIA

 

FRANCISCO RUBENS COELHO DE FIGUEIREDO, nascido em Milagres/CE, onde teve que sair aos 11 anos como estudante do Colégio Estadual Liceu do Ceará. De lá foi para o Rio de Janeiro onde morou 1 ano e depois 20 anos em São Paulo.

Ele fez duas faculdades: Geografia, na Pontífice Universidade Católica (PUC) de São Paulo, e Ciências Sociais, na Universidade de Mogi das Cruzes/SP.

Foi professor concursado do Estado do ensino médio, no município de São Paulo. Exerceu, também, paralelamente, a profissão de jornalista onde escreveu em alguns jornais de São Paulo, inclusive no jornal alternativos chamado Carranca, da capital paulista.

Depois de morar 20 anos no Sudeste, veio para Mossoró e está aqui há mais de 30 anos. Recebeu o Título de Cidadão Mossoroense, ao seu dizer, “com muita honra e que dá muita satisfação”.

Começou a trabalhar no jornal de Mossoró, “Gazeta do Oeste”, onde foi articulista e colunista. Também trabalhou no Jornal O Mossoroense, também sendo articulista.

Trabalhou, também, no Jornal de Mossoró, como repórter ao lado do seu filho Luís Juetê fazendo reportagem com algumas personalidades da cidade. Essas reportagens foram publicadas pela Coleção Mossoroense em forma de livro chamado  “Quem Fez, Quem Faz”. Rubens ainda escreveu outros livros como ”Precedente, verdades históricas” (ensaio histórico) em duas edições, “Fragmentos da Vida” (Crônicas), “Pelas ruas de Havana”, onde ele faz um relato de uma viagem que fez à cuba. Este livro foi lançado em Mossoró, Fortaleza e São Paulo.

Outra obra publicada e que ele mais estima é uma biografia da sua mãe. Neste livro, Rubens faz uma homenagem aos 90 anos de aniversário da sua genitora.

É membro-fundador da Fundação Vingt-un Rosado, foi presidente membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), membro correspondente do Instituto Cultural do Vale do Cariri e membro da Academia de Letras do Apodi. Também foi correspondente do jornal “O Povo”, de Fortaleza/CE.

Além das plaquetas publicadas pela coleção, ele tem também um ensaio sobre lutas indígenas no Rio Grande do norte, especialmente sobre os Janduís do Vale do Assu. Este ensaio foi publicado no livro “Bom Dia América de 500 anos” publicado pela Coleção Mossoroense e patrocinado pela Fundação José Augusto.