Fundação Vingt-un Rosado e instituições acadêmicas lamentam o falecimento do homens das letras da ABL

A Fundação Vingt-un Rosado e instituições acadêmicas lamentam o falecimento do homens das letras da ABL, Murilo Melo Filho, acontecida na manhã de ontem, no Hospital Pró-Cardíaco, vítima de falência múltipla de órgãos.

Murilo Melo Filho nasceu em Natal, no dia 13 de outubro de 1928. Logo cedo, começou a trabalhar no Diário de Natal, com Djalma Maranhão, escrevendo um comentário esportivo.

Indo aos 18 anos de idade para o Rio de Janeiro, começou a estudar no Colégio Melo e Souza. Posteriormente, prestou concurso público, onde foi aprovado para datilógrafo do IBGE e do Ministério da Marinha, ingressando a seguir no Correio da Noite, como repórter de polícia.

Ele tem um vasto currículo como jornalista, trabalhando em inúmeros meios de comunicação, chegou a se formar em direito e advogar por sete anos, além de .trabalhar como professor de Técnica de Jornalismo, na Universidade de Brasília.

Murilo Melo Filho era o sexto ocupante da Cadeira nº 20 da ABL, sendo eleito em 25 de março de 1999, na sucessão de Aurélio de Lyra Tavares e sendo empossado no dia 7 de junho de 1999 pelo Acadêmico Arnaldo Niskier.

O confrade e presidente da Academia Norte Rio-Grandense de Letras (ABL), Diógenes da Cunha Lima, manifestou-se com mensagem, lamentando a perda.

A Academia Mossoroense de Letras (AMOL), através do presidente Elder Heronildes, assim se expressou: “A Academia Mossoroense de Letras – AMOL, por seu presidente e em nome de todos que a integram, neste ensejo, transmite sinceras condolências pelo falecimento do notável escritor e consagrado homem de letras, Murilo Melo Filho, membro da Academia Brasileira de Letras e também dessa entidade. Murilo Melo Filho, norteriograndense, por seu incomensurável valor projetou o nossos Estado, como jornalista consagrado,  nacional e internacionalmente, aliado à sua inteligencia, talento e elevada  cultura, como verdadeiro humanista. Louvá-lo, agora e sempre, é um dever de todos nós, por haver com a sua presença no mundio das letras, honrado e dignificado o nosso Estado. aliado à sua inteligencia, talento e elevada  cultura, como verdadeiro humanista. Louvá-lo, agora e sempre, é um dever de todos nós, por haver com a sua presença no mundio das letras, honrado e dignificado o nosso Estado”.

Para a Fundação Vingt-un Rosado, “realmente, uma perca incalculável”.

O sepultamento será no mausoléu da Academia Brasileira de Letras, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro. E por conta da situação enfrentada por causa do Coronavírus e a recomendação de se evitar reuniões e aglomerações, não haverá velório.

Mais detalhes da biografia de Murilo Melo filho, acessar o link http://www.academia.org.br/academicos/murilo-melo-filho/biografia