Estudioso do cangaceirismo indica obras com o selo da Coleção Mossoroense

Prestes a comemorar 93 da passagem de Lampião pela cidade de Mossoró, o estudioso do cangaceirismo, Kydelmir Dantas, indica obras com o selo da Coleção Mossoroense em vídeo gravado para internet.

As obras são A Marcha de Lampião, de Raul Fernandes; Nas Garras de Lampião, de Antonio Gurgel e Raimundo Soares de Brito; e Lampião em Mossoró, de Raimundo Nonato. Destas, as duas primeiras estão disponíveis neste site, com acesso pelo acervo Oswaldo Lamartine.

Kydelmir Dantas é um pesquisador sobre a temática do cangaço que tem se destacado nesses últimos anos. Ele já publicou vários títulos sobre o assunto, mas envereda em outras pesquisas, como os artistas musicistas Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. Além de ser um cordelista de grande experiência poética.

Ele é referência para vários outros pesquisadores. Eriberto Monteiro, um dos colaboradores da Fundação Vingt-un Rosado, relata sua admiração por ele. “Kydelmir é uma das minhas inspirações para minhas pesquisas, tanto no tema cangaço quanto em outros temas. E sempre consulto Kydelmir. Ele, inclusive, fez a correção poética do meu mais novo trabalho. Ficou excelente. Não tem como não admirar toda sua abnegação, sua experiência e o seu conhecimento“.

Recentemente, Kydelmir foi responsável pela vinda da carta de Rodolfo Fernandes para o Museu Histórico Lauro da Escóssia, através do pesquisador Robério Santos. Para saber mais sobre este tema, o internauta poderá acessar o link abaixo:

 

Carta de Rodolfo Fernandes é encontrada e será doada ao Museu Histórico Lauro da Escóssia