Dia Internacional dos Museus é comemorado no dia de hoje

Dia Internacional dos Museus é comemorado no dia de hoje. Esta data foi criada para  lembrar e incentivar a população ao hábito de visitar e apreciar os museus, seja de arte moderna, clássica, contemporânea e e todas as demais.

A data foi criada em 1977, através da iniciativa do Conselho Internacional de Museus (ICOM), um organismo que integra a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Os museus são espaços culturais onde são apresentadas exposições de obras artísticas e históricas sobre os mais variados temas e estilos.

Os museus são responsáveis pela escolha do tema que será abordado durante cada ano. Devido a pandemia do Coronavírus, as instituições farão comemorações virtuais.

Em Mossoró, a população dispõe do Museu Histórico Lauro da Escóssia, do Museu do Sertão e do Museu do Petróleo. Cada um na sua temática específica.

O Museu Histórico Lauro da Escóssia nasceu pela iniciativa de Vingt-un, em 1948. E foi através do Decreto Executivo 4, do então prefeito Dix-sept Rosado, que ele foi criado.

Já o Museu do Sertão, é um grande empreendimento do professor Benedito Vasconcelos, amigo pessoal de Vingt-un que, além de idealizar esta ferramenta cultural, diz com orgulho: “O Museu do Sertão foi construído com recursos próprios”.

O Museu do Petróleo, está localizado na Estação das Artes, Eliseu Ventania. Ele foi inaugurado em setembro de 1999 e conta a história da descoberta do petróleo e todo processo de exploração, produção, transporte e refino. Com painéis explicativos e, alguns, em 3D.

Museus. Visite-os e conheça as histórias por trás desta tão importantes ferramentas culturais.