Fundação Vingt-un Rosado comemorará 25 anos de existência em isolamento social

A Fundação Vingt-un Rosado comemorará 25 anos de existência, no próximo dia 6 de abril, em isolamento social.

Em meio a pandemia do Coronavírus, decidiu-se por executar várias ações virtualmente que relembre o feito, não esquecendo, também, que este ano é lembrado o centenário de nascimento do professor Vingt-un Rosado. Mola-mestre da cultura mossoroense.

A criação da Fundação foi uma forma de sobrevivência da Coleção Mossoroense. Selo editorial que estava consolidado e não poderia parar.

A ideia da criação deu-se por iniciativa de América Fernandes Rosado e realização de João Batista Cascudo Rodrigues.

Eis o texto que relembra este fato histórico:

14 somamos os nossos sonhos e instituímos a Fundação Vingt-un Rosado, nascida a 6 de abril de 1995, para as tarefas nobres da cultura, da arte. Prosseguimos a caminhada, começada em 1948, na administração Dix-sept Rosado. A Coleção Mossoroense já se encontra viva. Eis os 14 fundadores: América Fernandes Rosado Maia, Cid Augusto da Escóssia Rosado, Carlos Frederico Rosado do Amaral, Elder Heronildes da Silva, Jerônimo Vingt-un Rosado Maia, João Batista Cascudo Rodrigues, Júlio César Rosado, Marcos Antonio Filgueira, Nelson Lucas Pires, Paulo de Medeiros Gastão, Raimundo Soares de Brito, Sebastião Vasconcelos dos Santos, Wilson Bezerra de Moura e Jerônimo Dix-sept Rosado Maia Sobrinho“. Este, presidente desde a criação da Fundação Vingt-un Rosado.

A sobrevivência da Coleção Mossoroense estava lançada com a criação da Fundação Vingt-un Rosado. Os agradecimentos as demais instituições como a Prefeitura Municipal de Mossoró e a Fundação  Guimarães Duque que cuidaram com zelo enquanto estiveram a frete deste projeto.

Sempre houve dificuldades na manutenção da Coleção Mossoroense, mesmo depois da institucionalização da Fundação Vingt-un Rosado.

Diversas ações foram implantada exatamente para não deixar morrer este patrimônio cultural que se tornou importante mundialmente, a saber, é ela que detém o maior número de títulos sobre as secas do mundo.

Um dos maiores cientistas do último século, Aziz NAcib Ab’Saber, assim afirmou a importância da Coleção Mossoroense para o entendimento do fenômeno das secas. “Não é possível estudar a problemática das secas sem consultar a Coleção Mossoroense”.

Então, para que a Fundação Vingt-un Rosado mantenha este valoroso acervo histórico, junte-se a ela. Você pode depositar, transferir, colaborar. Qualquer valor é muito importante.

Dados para contribuição:

FUNDAÇÃO VINGT-UN ROSADO
CNPJ 70.302.583/0001-90
BANCO DO BRASIL – AGÊNCIA 0036-1
CONTA CORRENTE 153714-8.