Professor Tales Augusto apresentou obra da Coleção Mossoroense em programa de televisão.

O professor de História, Tales Augusto apresentou obra da Coleção Mossoroense em programa de televisão, no último dia 16 de março.

Tales Augusto, que também é pesquisador e amante das obras da Coleção Mossoroense, estava de posse da obra “Mossoró“, de Vingt-un Rosado. Ele foi entrevistado no programa Tudo em dia que tem
apresentação a comunicadora Aline Linhares, na Super TV.

A participação dele destacou o aniversário de 168 anos de emancipação política de Mossoró. Segundo Tales, “É importante refletirmos e comemorarmos a data. Uma comemoração não anula a reflexão. É necessário que tenhamos noção do que estamos comemorando”.

O entrevistado fez uma viagem histórica desde as distribuição das Sesmarias (terras), a emancipação politica de Mossoró, abolição dos escravos mossoroenses, datas festivas locais, dentre outros fatos da história de Mossoró.

Aline Linhares é cria da Coleção Mossoroense. Inclusive, ela tem publicação literária com o selo da Coleção. Aline reforça a importância do acervo. “A Coleção Mossoroense, tão sofrida, mas tão importante em termos de arquivo, em termos de informação, a respeito da nossa cidade, a respeito das nossas personalidades. A respeito do povo, a respeito de tantas coisas”.

O professor fortalece o discurso na importância do acervo e do trabalho que está sendo executado para recuperação da Coleção Mossoroense. “São 5 mil títulos que a Coleção Mossoroense tem. Não tem um sentido econômico de ganhar dinheiro. É quase uma filantropia. Não dá para conhecer Mossoró e a seca no nosso país sem a Coleção Mossoroense. Um dos maiores bens”.

Sensibilizado pela atual situação do acervo, ele pede as autoridades politicas constituídas que “não deixe que algo tão valioso da nossa cidade, do nosso país se perca”.

Para que a Fundação Vingt-un Rosado mantenha este valoroso acervo histórico, você pode depositar, transferir, colaborar. Qualquer valor é muito importante.

Dados para contribuição:

 

Fundação Vingt-un Rosado

CNPJ 70.302.583/0001-90

Banco do Brasil  – agência 0036-1

Conta Corrente 153714-8.