Padre Sátiro Cavalcanti anuncia retiro espiritual no dia do seu aniverário

O padre Sátiro Cavalcanti anuncia retiro espiritual nos próximos dias, principalmente no dia do seu aniversário de 90 anos, próximo dia 22.

A comunidade mossoroense estava preparando uma programação em ação de graças pela passagem pelo natalício com a presença dele.

Como sempre faz em todo dia 22 de janeiro de cada ano, padre Sátiro repetirá os demais e este ano enviou comunicado da sua decisão.

Assim comunicou: “Aos irmãos sacerdotes, povo de Deus, comunidades onde exerci meu ministério e magistério, nesta data existencial 90 anos, peço as suas preces das quais tanto preciso agradecendo a Deus, por meio de Nossa Senhora da Conceição, por tudo que realizei até agora, sempre presentes equipes que participaram dessas realizações para o crescimento do reino de Deus. Reservei os dias 210 22 e 23 do correte ano para uma retirada em curto retiro em ambiente ecológico e pessoas desconhecidas fazer uma reflexão de agradecimento e louvo por todos nós.Obrigado pela compreensão de todos. Paz e Bem”.

Padre Sátiro Cavalcanti Dantas estará completando 90 anos de vida, 65 anos de Colégio Diocesano Santa Luzia e magistério, além de 66 anos de sacerdócio.

Sátiro Cavalcanti Dantas já atuou em várias frentes e trabalho. Toda a sociedade potiguar louva sua importância, não só no mundo eclesiástico, mas na educação, historiografia, assistência social, espiritual e literária. É unanimidade a admiração.

Seu maior destaque foi na educação, atuando como diretor de escola (por mais de cinco décadas), professor e reitor de universidade (sendo ele idealizador desta mesma universidade), diretor de faculdade e presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Norte, quando foi responsável pela criação de diversas escolas espalhadas pela cidade de Mossoró.

Como escritor, ele tem várias publicações com o selo da Coleção Mossoroense (e outras editoras também), além de publicações de livros e revistas com homenagens sobre sua vida.

O escritor Eriberto Monteiro publicou a obra “Capela de São Vicente, fé e bravura – De Vicente ao padre Sátiro” que traz a história do padre educador numa belíssima história de muita dedicação. A obra foi publicada em 2009 pela Coleção Mossoroense, volume 1573.

O próprio Eriberto Monteiro compôs uma música em parceira com o cantor e compositor Francisco De Assis Sabino em homenagem ao padre Sátiro. Para ter acesso a esta obra musical, poderá acessar através do link https://www.youtube.com/watch?v=bI9UPtRRPms

Padre Sátiro, além de todas a atividades relatadas, ele também exerceu a função de escritor. E foram várias obras publicadas, dentre elas, obras com o selo da Coleção Mossoroense como: “Contribuições de Leão XIII à questão social“; “Colégio Diocesano Santa Luzia, O passado pelo presente Rumo ao Futuro Deus e Pátria, eis o nosso lema 100 Anos a serviço da Educação das Gerações Nordestinas“; “Homenagem póstuma ao acadêmico Raimundo Nonato Nunes“; “O fenômeno das secas no Nordeste“; e “Evolução histórica dos pensamentos sociais da Antiguidade até A. Comte“.