Fundação Vingt-un Rosado apoia a campanha Janeiro Branco

            A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Mistério da Saúde do Brasil apresentaram a campanha Janeiro Branco que visa alertar para os problemas  relativos à Saúde Mental / Saúde Emocional da sociedade como um todo.

            Segundos os dados da OMS, a sociedade brasileira é a recordista latino-americana em casos de depressão, campeã mundial em relação à ansiedade e o 4º colocado em relação ao crescimento das taxas de suicídio entre os jovens da América Central e da América do Sul.

            Os motivos são os mais variados como o alto índice de violência, alcoolismo, depressão, preconceitos, entre outros, que colocam em risco o equilíbrio mental, emocional, comportamental e relacional da sociedade.

            O idealizador da campanha Janeiro Branco, o psicólogo Leonardo Abrahão, informa sobre a necessidade de colocar o assunto em pauta e acrescenta: “através do Janeiro Branco pretendemos estimular a criação de uma ‘cultura da saúde mental’ no mundo e, ao mesmo tempo, difundir um conceito ampliado de Saúde Mental/Saúde Emocional como um estado de equilíbrio – individual e coletivo – sem o qual não é possível viver satisfatoriamente em sociedade. Escolhemos o mês de janeiro para mobilização pelo fato de que, por força cultural da simbologia atribuída à virada de ano, as pessoas estão predispostas a pensar sobre as suas vidas em diversos aspectos e, a cor branca, porque, também simbolicamente, queremos mostrar às pessoas que, como em uma folha em branco, qualquer um pode escrever e reescrever a sua própria história, desenhando e redesenhando novas possibilidades perante a vida”.

            A proposta dos cuidados com a saúde mental está ligada as inúmeras atividades como passeios, descansos, atividades prazerosas, envolvimento com pessoas agradáveis, leitura de livros, dentre outras.

            A Coleção Mossoroense apresenta uma infinidade de títulos literários, das mais diversas áreas, para que sua vida seja de plena saúde mental.

            Leia sempre. É prazeroso e tornará você muito mais saudável.