Professora Magaly Holanda inaugurou uma cordelteca na cidade de Severiano Melo

Professora Magaly Gomes de Holanda Martins inaugurou, no dia de ontem, uma cordelteca na cidade de Severiano Melo/RN, dentro do projeto a Casa de Educação Cultura e Artes professora Maria de Fátima Freitas Nunes.

Segundo Magaly, “projeto da cordelteca visa desenvolver outras possibilidades de interação social se utilizando da literatura de cordel para reflexão. O trabalho se dará através da leitura de cordéis, declamação por poetas convidados, por voluntários do Distrito e de outras comunidades, por oficinas de arte, oficinas de cordéis, oficinas de xilogravuras, visitas ao espaço da cordelteca e empréstimos de livretos para leitura e pesquisa. Cada ação será sempre enfatizando a importância do resgate e  valorização da cultura popular difundida por meio dos livretos de cordel“.

O ambiente disponibiliza acesso a 682 cordéis e livros com a mesma literatura e oferece inúmeras ações dentro do projeto cultural como: visita ao espaço da cordelteca, empréstimo para leitura e pesquisa, oficina de cordel, cordel na escola, poesia na feira, artesanato e poesia, resgate e preservação da história local com poesias, concurso artístico e cultural, colaboração na implementação de outras cordeltecas, além de produção artesanal comercializado como souvenir.

A felicidade dela e da comunidade aumentou com o anúncio e o apoio da prefeitura Municipal de Severiano Melo através do prefeito Dagoberto Bessa Cavalcante. “O apoio cultural do poder público foi fundamental. Não tínhamos local“, relatou Magaly emocionada.

Magaly Holanda é uma velha conhecida da Fundação Vingt-un Rosado. Ela, além de professora, graduada em Geografia e Teologia, com especialidade em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas, é também assistente social, poetisa e escritora.

Ela tem vários serviços prestados à Cultura Potiguar, sendo membro da Academia Mossoroense de Artistas Plásticos (AMARP) e membro da Associação de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro, além de ser verbete no livro “A Presença Feminina na Literatura de Cordel do Rio Grande do Norte”.

Entre os seus trabalhos poéticos estão: “Uma casa de taipa”, “Chama olímpica”, “90 anos de Marinha”, “No trânsito, a vida acima de tudo”, “Era uma vez uma rainha”, “Vá para casa, ame a família”, “O poder do abraço”,
“Faça o amor valer”, “Os 19 artigos da Lei escoteira”, “O beijo”, “Os brinquedos do meu tempo de criança”, “Ser filha de agricultor”, “Sucesso”, “Um bom lugar”, Bem me quero no outubro rosa”, “Juntos pela inclusão social”, “Ninguém fica para trás”, “Você é o Natal” e várias produções de livros infantis confeccionados em tecido e ilustrados com a técnica de sublimação em tecido.

Nas exposições da AMARP, seus trabalhos são bastantes elogiados pela perfeição e beleza. A qualidade como escritora, cordelista, poetisa, professora e todas as demais funções fará com que este empreendimento cultural seja sucesso para a cidade de Severiano Melo.

Para Franci Dantas, presidente da Academia Mossoroense de Artistas Plásticos “É uma honra para a AMARP contar com Artistas Visuais, escritoras, poetisas, cordelistas e gastronomia, entre outros talentos em nosso quadro de acadêmicos. Ontem tivemos a satisfação em comunicar a posse da acadêmica MAGALY HOLANDA como Patrona da Cordelteca do Distrito de Santo Antônio na cidade de Severiano Melo. Notícia que a AMARP divulga com orgulho de sua Acadêmica, não apenas de Magaly, e sim de todo e qualquer trabalho desenvolvido por eles. Nossos Acadêmicos as são dotadas de muitos talentos, que dignificam a AMARP e a cultura mossoroense. A AMARP está de parabéns por mais essa conquista“.

A professora Magaly tem diversos trabalhos inéditos. Um deles, O ZUM ZUM DA ABELHA, está inserido no projeto da Fundação Vingt-un Rosado para futura publicação.

A Fundação Vingt-un Rosado disponibilizará cordéis com o selo da Coleção Mossoroense e outros para enriquecer ainda mais o acervo para o atendimento da comunidade. Magaly mostrou-se feliz com o anunciado e comentou: “Faremos um momento especial para receber o acervo“. E acrescenta: “É por estes feitos que a Coleção Mossoroense é reconhecida e respeitada além das fronteiras nacionais“.

O espaço está localizado no distrito de Santo Antônio na cidade de Severiano Melo/RN