Equipe da Fundação Vingt-un Rosado esteve presente na exposição de Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia e Sylvio Piza Pedroza

Uma Equipe da Fundação Vingt-Un Rosado visitou a I Exposição Acervos Pessoais e História: “Os Arquivo como narrativa: os acervos de Jerônimo Dix-sept Rosado Maia e Sylvio Piza Pedroza”, evento que está sendo realizado na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte entre os dias 16 e 18 de dezembro. Essa equipe foi composta pelos colaboradores Eriberto Monteiro, Maurílio Carneiro e Raniele Alves. Era desejo do Dr. Dix-Sept Rosado Sobrinho, presidente da Fundação Vingt-Un Rosado, acompanhar a equipe, o que não foi possível, por motivos pessoais.

O evento é fruto de um trabalho realizado pelo Grupo de Pesquisa Os Espaços na Modernidade, vinculado ao Departamento de História da UFRN. Nesse trabalho, são desenvolvidas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. O trabalho foi iniciado com a organização de acervos documentais, o que possibilitou a construção de objetos de investigação e forneceu elementos para o ensino de História. Essa exposição reúne uma pequena parte de dois dos acervos pessoais trabalhados pelo grupo. O trabalho do grupo se concretizou a partir de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Fundação José Augusto. Mossoró é a quinta cidade a receber este evento. As demais foram: Natal, Santa Cruz, Caicó e Macau.

O trabalho foi iniciado com a participação da Sociedade Amigos da Pinacoteca, através da sua colaboradora professora Isaura Amélia. Isaura procurou o grupo de historia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e contratou o estagiário Paulo Rikardo para organização do acervo do seu pai, o ex-governador do RN e ex-prefeito de Mossoró, Jerônimo Dix-sept Rosado.

O coordenador do projeto, o professor Raimundo Nonato Araújo da Rocha, reiterou, em entrevista concedida à equipe da Fundação Vingt-Un Rosado, a importância do trabalho com os acervos pessoais e da difusão das informações neles contidas para a comunidade em geral. De acordo com o professor, “o evento estimula, também, a guarda de acervos históricos e a criação de polos de memória”.

O evento é composto por três atividades: uma mesa redonda, uma exposição sobre os acervos pessoais de Dix-Sept Rosado Maia e Sylvio Piza Pedroza e um minicurso sobre acervos pessoais. A Mesa-Redonda, que marcou a abertura oficial do evento, aconteceu na noite de ontem, 16 de dezembro, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), no campus central da UERN, em Mossoró. A solenidade de abertura contou com a participação de professores, professoras, mestres, doutores, alunos e do público em geral.

A exposição, também aberta ao público, foi iniciada na manhã de hoje, dia 17 de dezembro e deve continuar até o meio dia de amanhã. Ela é composta por vinte e sete banners com informações sobre os ex-governadores e o mundo em que eles viveram. Existe uma sequência de visitação, guiada por professores e alunos vinculados ao grupo de pesquisa. A exposição ocorrerá até amanhã, das 9h às 12h. Na noite de hoje está prevista, ainda a realização de um minicurso sobre acervos pessoais e ensino de História.

Todos estão convidados para comparecer e conhecer um pouco da história do Rio Grande do Norte com um pequeno retalho histórico com muita riqueza de informação.

A equipe da Fundação Vingt-Un Rosado, que também representou a Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, visitou toda a exposição e foram guiados pelo professor Paulo Rikardo Pereira Fonseca da Cunha.

Após a visita, a equipe da Fundação Vingt-Un Rosado também conversou com o professor Dr. André Victor Cavalcanti Seal da Cunha, Coordenador adjunto do projeto. Segundo o professor Seal, existe a possibilidade de o Departamento de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) firmar uma parceria com a Fundação Vingt-Un Rosado para que a UERN digitalize e organize os acervos dessa instituição. Nesse sentido, já foram iniciadas conversações entre Eriberto Monteiro, atual editor da Coleção Mossoroense, e o professor Marcílio Falcão, vice-diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAFIC/UERN). Em relação a esse tema, a perspectiva é que existam boas novidades no próximo ano.