Abolição dos escravos em Mossoró pelas páginas da Coleção Mossoroense

A cidade de Mossoró, localizada no interior do Rio Grande do Norte, comemora hoje, a abolição dos escravos  5 anos da Lei Áurea.

A abolição dos escravos em Mossoró aconteceu no dia 30 de setembro e 1883, fato este relatado em várias obras publicadas pela Coleção Mossoroense.

A obra mais importante sobre o assunto e procurada pelos pesquisadores, “A história social da abolição dos escravos em Mossoró, é de autoria de Raimundo Nonato. Ela foi relançada em 2015, sendo o volume 1653 da série C, possuindo 345 páginas.

Este título é uma reedição da obra publicado em 1983, em comemoração aos 100 anos da abolição dos escravos em Mossoró. Ela relata, também, a cidade de Mossoró desde a sua fundação. Uma síntese histórica mossoroense, tendo como pano de fundo, a abolição dos escravos, fato que marcou a historiografia norte-rio-grandense.

Mossoró apresenta, todos os anos, o cortejo cívico pela avenida Alberto Maranhão/Rio Branco, festejando o feito.

Para quem tiver interesse, a obra acima citada está sendo comercializada ao preço de 35,00 na sede da Fundação Vingt-un Rosado. Contato pelo WhatsApp 98886 0520 e falar com Eriberto Monteiro.