Hoje completa 68 anos da morte de Dix-sept Rosado

Dia 12 de julho Mossoró lembra o desastre aéreo e o falecimento de um dos seus ilustres personagens na historiografia e politica local: Jerônimo Dix-sept Rosado Maia, então governador do Rio Grande do Norte.

Segundo relatos, inclusive nas obras publicadas com o selo da Coleção Mossoroense, o acidente aéreo ocorreu numa quinta-feira, por volta de 9h do dia 12 de julho de 1951.

Por causa da pouca visibilidade devido as chuvas da região, uma das asas da aeronave atingiu uma árvore e explodiu, matando todos os 28 ocupantes. A aeronave caiu nas proximidades do Rio do Sal, cidade de Aracaju, Sergipe.

Dix-sept Rosado tinha uma vida política promissora e vitoriosa. Começou sendo prefeito de Mossoró, numa curta passagem, pois fora eleito governador do estado do Rio Grande do Norte. Ele ficou no cargo de governador apenas cinco meses e 12 dias.

Durante sua administração no executivo municipal mossoroense, através do seu irmão Vingt-un Rosado, Dix-sept Rosado instituiu o Decreto nº 4 que criou a biblioteca e o museu municipais de Mossoró, até hoje servindo a população.

A Coleção Mossoroense tem inúmeras obras publicadas que relata a biografia deste ilustre filho mossoroense que, mesmo tendo falecido tão cedo, tem inúmeros serviços prestados ao solo potiguar. 

Mossoró presta uma valorosa homenagem com uma enorme estátua localizada na praça Vigário Antonio Joaquim, conhecida praça da catedral de Santa Luzia, no centro da cidade, e lamenta que tenha falecido tão prematuramente…