Colaborador da Fundação Vingt-un Rosado será homenageado pela Assembleia Legislativa

O atual editor e coordenador de reestruturação da Coleção Mossoroense, Eriberto Monteiro, será homenageado na noite do dia 14 de junho, pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

A Sessão Solene será realizada em homenagem aos “100 Anos da Capela de São Vicente”. A iniciativa de proposição do Deputado Estadual Dr. Bernardo.

Segundo o deputado estadual propositor, “Além do marco cronológico de um século, a Capela representa a força do povo mossoroense nas adversidades, quando surgiu a construção do templo sagrado, além da resistência na batalha histórica ao bando de Lampião e a dimensão cultural e icônica que absorveu no período de cem anos”.

Para Eriberto Monteiro, “O agradecimento ao deputado pela lembrança aos meus serviços prestados à Capela de São Vicente. Tudo fruto de um trabalho prestado ao longo de quase 20 anos e de pesquisa que culminou com 3 obras literárias com o tema vicentino. E agradecer, também, ao padre Sátiro Cavalcanti Dantas, grande incentivador dos meus trabalhos de pesquisa. Além de Evanete Rebouças e Maria da Glória Gurgel. Importantes personalidades na minha vida vicentina”.

Eriberto Monteiro é responsável pelo maior aparato informativo sobre a Capela de São Vicente de Paulo, sendo ele autor da obra “Capela de são Vicente: fé e bravura – De Vicente ao padre Sátiro“. Este ano ele estará publicando uma obra literária comemorativa dos 100 anos  com o selo da Coleção Mossoroense. o lançamento será no dia 13 de junho próximo, na própria capela. Todo valor arrecadado será revertido para a comunidade vicentina.

Na sessão, serão homenageados também, dez personagens ou familiares que contribuíram e contribuem com relevância na história da capela.

Vejam, abaixo, todos os homenageados:

1. Dom Mariano Manzana;
2. Padre Flávio Augusto Forte Melo;
3. Padre Sátiro Cavalcanti Dantas;
4. Padre Charles Lamartine de Sousa Freitas;
5. Antônia Evanete Almeida e Rebouças;
6. Maria da Glória Gurgel;
7. José Eriberto de Oliveira Monteiro;
8. José Marcos Oliveira Lopes;
9. Yogo Martins de Paula; e
10. Maria José Almeida.

O evento acontecerá, a partir das 18h, no Teatro Lauro Monte Filho. Todos estão convidados a comparecer a este momento histórico da cidade de Mossoró.