Mais uma ação do Projeto Um Sonho de América foi realizada em Mossoró

Idealizado e executado há mais oito anos pelo pediatra Dix-sept Rosado Sobrinho, da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), este projeto tem como propósito cuidar e estimular o hábito de leitura, levando saúde e cultura para crianças carentes do município de Mossoró.

Segundo Dix-sept Rosado Sobrinho, que também é presidente da Fundação Vingt-un Rosado, “Entrei na Medicina com esse sonho de um dia poder atender, gratuitamente em comunidades rurais, onde o acesso à saúde pública é sempre mais complicado”. Resolveu batizar o projeto com o nome da mãe, América.

Com formação acadêmica em  Serviço Social, na então Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte (FURRN), hoje, UERN,  a patrona do projeto, América Rosado, notabilizou nos meios culturais do Estado pela atuação intelectual ativa ao lado do marido, professor, historiador e escritor, Vingt-un Rosado, e pela  participação em projetos sociais.

“Um Sonho de América” tem o caráter humanitário, assegura Dix-sept Sobrinho. Ele juntou à sua vontade de servir à população  a uma homenagem a mãe, dois anos depois da morte dela.

Tido como um dos mais importantes projetos de extensão na área da saúde, “Um Sonho de América” é o único atendimento do teste do olhinho gratuito no município e serve também como aula prática da disciplina de pediatria e estágio para os últimos períodos do curso de Medicina. Inclusive, este projeto foi selecionado e rendeu-lhe o reconhecimento de “Pediatra Incrível”. Prêmio este concedido pela Sociedade Cearense de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Pediatria.

Ainda sobre o projeto, segundo o seu idealizador, “Eu descrevi as ações desenvolvidas como professor no Projeto ‘ Um Sonho de América’, que coordeno no curso de Medicina da UERN, onde num trailer-consultório adaptado à pediatria, percorremos o município de Mossoró (mais de 2.100km2), e até outros municípios, fazendo consultas pediátricas, teste do olhinho e outras atividades afins e também realizamos, a cada ação, um círculo de leitura e doação de livros para crianças e adultos”, afirma Dr. Dix-sept Rosado, ressaltando que seu trabalho desenvolvido na Fundação Vingt-un Rosado e a manutenção da Coleção Mossoroense, também fazem parte do projeto. 

            “Um Sonho de América” já diagnosticou inúmeros casos de catarata e outras deformidades congênitas. Os pacientes são encaminhados para tratamento oftalmológicos. O projeto tem muitas outras histórias de superação e cura de doenças.

Uma das curiosidades diz respeito ao trailer para o atendimento. O projeto nasceu com o objetivo de chegar à zona rural e havia necessidade de um consultório móvel. Um dia, passando em uma das ruas de Natal, doutor Dix-sept Sobrinho viu um trailer à venda amarrado a um poste. Era a oportunidade que esperava. Ele comprou o carro-reboque, improvisou o consultório e saiu zona rural à dentro.

O velho e providencial trailer durou algo em torno de 4 anos. Alguns anos depois, por meio da Fundação Vingt-un Rosado, o projeto conseguiu outro trailer com o SESI. As condições de atendimento melhoraram bastante, mas não é por falta de espaço que os moradores do campo deixaram de ser atendidos. Teve consultas dentro de casebres e até debaixo de uma sombra de uma árvore. O importante é que o sonho de América está fazendo a população ver mais longe.