Museu Histórico Lauro da Escóssia realiza Semana Nacional de Museus

O Museu Histórico Lauro da Escóssia está realizando, em Mossoró, entre os dias 14 a 18 de maio, a Semana Nacional de Museus com o tema “Museus como núcleos Culturais: O Futuro das Tradições”.

O evento acontece simultaneamente com algo em torno de 1.114 instituições de cultura de todo o país,  oferecendo ao público participante 3.222 atividades especiais como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e dentre outras.

Este evento acontece em sua 17ª edição e é uma promoção do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). O objetivo maior deste evento é fomentar a divulgação dos museus, dicas de como usá-los, disponibilizando materiais virtuais. Segundo a organização nacional, “essa iniciativa permite que as instituições museológicas alcancem um número maior de público de forma mais sustentável e dinâmica”.

Em Mossoró, na ocasião da Semana Nacional de Museu, o diretor geral do Museu Histórico Lauro da Escóssia, Asclépius Saraiva informa que “será celebrado os 71 anos do Museu Histórico Lauro da Escóssia e os 201 anos de Museus no Brasil”. Ele ainda reforça que “a programação será a visita ao Museu Histórico Lauro da Escóssia nas salas temáticas”.

Confira, abaixo, os pontos que os visitantes poderão conhecer durante a visita ao Museu Histórico Lauro da Escóssia:

– Prédio da antiga cadeia pública de Mossoró e antiga Câmara de Vereadores de Mossoró;

– Temática do cangaço, mostrando a história da resistência de Mossoró ao ataque ao bando de Lampião, em 1927;

– Abolição dos escravos, em Mossoró, onde ocorreu 5 anos da Lei Áurea que libertou todos os escravos do solo brasileiro;

– 1° voto feminino, quando a professora Celina Guimarães Viana teve direito a votar e ser votada;

– Sala de Manuelito Pereira, o fotógrafo que retratou Mossoró em inúmeros momentos, com um acervo de mais de 25 mil fotografias;

O jornal “O Mossoroense” – Um dos jornais mais antigos do Brasil;

 – O Motim das Mulheres, liderado por Ana Floriano, cerca de 300 mulheres contra o alistamento militar em Mossoró-RN;

– A História da emancipação política de Mossoró (1882 – em 1883 1° prefeito Padre Antônio Frente de Andrade).

E muito mais. Tudo acompanhado por um guia histórico.

Ainda segundo Ascépius Saraiva, “na oportunidade, abriremos nos horários: terça-feira à sexta-feira, das 7h30 às 13h e no Sábado 07h às 11h. Para os horários extraordinários só agendar (84) 98103 3810 (WhatsApp) – 3315-4778 e 4776”.

 

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!