Parabéns a todos os trabalhadores pelo seu dia

Hoje, em quase todos os países, está sendo comemorado o Dia do Trabalhador, Dia do Trabalho, Dia Internacional dos Trabalhadores ou ainda Festa do Trabalhador, dependendo da nação.

Esta data é uma comemoração internacional, dedicada aos trabalhadores, celebrada exatamente nesta data.

Esta data foi escolhida para homenagear os trabalhadores e sua luta constante pela dignidade no trabalho. Ela representa o acontecimento do dia 1º de maio de 1886, quando uma greve foi iniciada em Chicago (EUA) com o objetivo de conquistar melhores condições de trabalho, principalmente a redução da jornada de trabalho diária, que chegava a 17 horas, para oito horas.

Muitas lutas em prol de melhores condições de trabalhos são rememoradas em obras publicadas pela Coleção Mossoroense. Obras como “O Sindicado do Garrancho”, de de Brasília Carlos Ferreira;  “O Companheiro Góis e os arquivos do DOPS”, de Valério Freire Paiva; e a mais recente obra, “História da Liga Operária de Mossoró”, de Olivá Leite, Edilson Segundo e David Leite, são exemplos de lutas em prol do trabalhador.

Parabéns, nobre trabalhador. Sem sua força de trabalho, qualquer país para. Você é e será sempre a mola mestre em qualquer organização socioeconômica. Valorize-se.

Para a igreja católica, é dia de celebrar a memória de São José Operário, o santo padroeiro dos trabalhadores.