Parabéns aos profissionais que têm presença garantida na história

Dia 30 de abril no Brasil é comemorado o Dia do Ferroviário. Pelo menos esta data é lembrada para homenagear todos os que trabalham ou trabalharam em estradas de ferro.

Segundo consta nos anais históricos, a escolha desta data rememora o dia da inauguração da Estrada de Ferro Petrópolis, também conhecida como Estrada de Ferro Mauá, a primeira linha de ferro brasileira, ocorrida em 1854.

Ainda constando nos anais da história, essa estrada ferroviária tinha aproximadamente 14 km de extensão. Ela iniciava no Rio de Janeiro e terminava em direção à Petrópolis.

Para o povo mossoroense este profissional foi muito importante para o crescimento desta região, a partir da inauguração da Ferrovia Mossoró-Souza em 1915.

Durante anos, o trem foi o principal meio de transporte utilizado para quem trafegava e comercializava seus produtos. Era exatamente através das linhas férreas que as mercadorias chegavam aos mercados consumidores, bem como aos portos.

A Coleção Mossoroense tem alguns títulos publicados sobre o tema. Destes, a obra de Ulrich Graff, que foi idealizador da ferrovia, a obra “Vicente Sabóia concretizou o sonho da Ferrovia”, de Rubens Coelho,  a obra “A engenharia nacional passou por Mossoró, seguindo as pegadas do sonho grafiano”, de Vingt-un Rosado, assim como também a obra do poeta e escritor Manoel Tavares, “Estrada de Ferro MossoróSousa: um Sonho, uma Realidade, uma Saudade“. Um verdadeiro resgate da história da ferrovia através da Coleção Mossoroense, uma fonte inesgotável de informação.

E para aumentar um leque de informações sobre a ferrovia, o internauta poderá acessar a página no Facebook “Mossoró a Sousa estação Saudade”, do cientista social Francisco Costa.
Vale a pena lembrar e valorizar o esforço daqueles que muito contribuíram para o crescimento econômico do estado do Rio Grande do Norte e do Brasil afora.

Parabéns, ferroviário. Seu valor jamais será esquecido.