Universidade Federal Rural do Semiárido debaterá a caatinga em encontro nacional

A Universidade Rural do Semiárido (UFERSA) realizará amanhã, a partir das 9h, no campus leste, um encontro nacional do Primeiro Ciclo de Debates sobre a Caatinga para discutir o Projeto de Lei 222/2016 promovida pelo Senado Federal Brasileiro.

O Projeto de Lei foi apresentado anteriormente pelo senador Garibaldi Alves Filho (MDB) e atualmente está na Comissão de Meio Ambiente (CMA) sob a relatoria do senador Jean Paul Prates (PT), proponente do Ciclo de Debates.

A proposta da Lei que tramita no Congresso tem o objetivo estabelecer a Política de Desenvolvimento Sustentável voltada à preservação do meio ambiente, à erradicação da pobreza e à redução das desigualdades sociais no território do bioma caatinga.

A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro. Ele apresenta o clima semiárido, vegetação com pouca folhas e adaptadas para os períodos de secas, além de grande biodiversidade. A caatinga corresponde uma boa parte do território brasileiro e na região Nordeste, abrange todos os estados como Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Bahia, Sergipe, Alagoas, um pouco no Maranhão e, ainda, em Minas Gerais, na região Sudeste.

Segundo o professor José de Arimatea de Matos, reitor da UFERSA, a importância deste evento e a escolha do primeiro debate ser em Mossoró, especificamente na Universidade Rural do Semiárido, é porque  a “Ufersa é uma instituição de abrangência muito grande na interiorização do semiárido. Daqui, saem pesquisas e estudos que contribuem para o conhecimento e propostas de soluções em praticamente todos os aspectos da vida. A Caatinga é um dos maiores patrimônios naturais do Brasil e nós, a Universidade como um todo, estamos empenhados na sua preservação”.

Além deste primeiro encontro em Mossoró, outros encontros acontecerão no Ceará, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Sergipe e Piauí. Para o senador responsável pela relatoria, Jean Paul Prates, “queremos discutir o Projeto de Lei e o bioma da Caatinga com os Estados envolvidos. Chegou a hora de fortalecer a preservação deste bioma”.

A Coleção Mossoroense tem inúmeros títulos publicados com a temática da seca/caatinga, sendo considerada por um dos maiores cientistas do século passado, Aziz Nacib Ab’Saber, “impossível estudar a problemática das secas no Nordeste sem conhecer a Coleção Mossoroense”. Neste quesito, a Coleção Mossoroense realmente é considerada a maior editora do mundo com a temática da seca. E, certamente, a Coleção Mossoroense foi referência para os estudos deste importante projeto.

Para maiores detalhes deste Projeto de Lei 222/2016 o internauta poderá acessar o link https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/125968