Artista mossoroense põe à venda moedas da sua coleção particular

O artista plástico e colecionador de artefatos Rogério Dias está colocando à venda suas moedas das mais variadas épocas e nacionalidades.

Ele é colecionador de moedas desde a década de 70, quando o cruzeiro foi desativado. Rogério conta que “começou a comprar moedas a partir daí”.

Rogério relata ainda que perdeu uma grande oportunidade de compra de moedas quando “um dos diretores do Banco do Brasil, o saudoso sr. Cabral me procurou para me oferecer 6 tambores de 200 litros cheios de moedas de cruzeiro. O banco me venderia por um preço simbólico. Eram milhões de moedas desativadas. Procurei imediatamente a direção do Banco do Brasil, mas chegando ao banco informaram-me que as moedas teriam sido despachadas para a Casa da Moeda, no Rio de Janeiro”.

O montante que Rogério está comercializando conta um total em torno de 40 mil moedas acomodadas em um balde com cerca de 15 mil moedas e mais 2 botijões de plástico aproximadamente de 15 mil moedas cada. No meio delas, algumas raras e/ou estrangeiras que chegam ao preço unitário de R$ 1.000,00.

Rogério confessa que venderá suas moedas com o coração partido, mas será por uma boa causa. Ele está vendendo todas elas preço de R$ 10.000,00 (dez mil reais). “Elas, as moedas, estão guardadas em um banco da cidade e quem tiver interesse, ligar para 84 98880 4919 que conversaremos”, afirma.

Para quem é colecionador de moedas, é uma boa notícia para aumentar sua coleção. Assim, reforça Rogério Dias: “você que se diz numismata (colecionador de moedas), então prove que realmente é. Note bem isso.  Para numismata de verdade e que tenha dinheiro para comprar, se eu for vender uma por uma eu irei apurar 10 vezes o valor de vender todas em uma só mão”.