A Fundação Vingt-un Rosado e toda comunidade de pesquisa estão de luto com a partida de Paulo Gastão

Foto: http://blogdomendesemendes.blogspot.com/2011/06/angico.html

A Fundação Vingt-un cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento, na madrugada de hoje, de Paulo de Medeiros Gastão, membro do conselho fiscal desta instituição.

Paulo estava com câncer de pulmão e encontrava-se internado na antiga Casa de Saúde Santa Luzia, unidade da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC), em Mossoró/RN.

Natural da cidade de Triunfo, estado de Pernambuco, Paulo de Medeiros Gastão contava 80 anos de idade. Além de farmacêutico-bioquímico e professor, o mesmo era escritor, pesquisador e responsável pela criação de inúmeras instituições de culturais, dentre elas, a própria Fundação Vingt-un Rosado, ao lado do seu patrono, Vingt-un Rosado e outros notáveis, assim como a criação da Sociedade Brasileira do estudo do Cangaço, onde foi seu primeiro presidente.

No seu currículo literário, Paulo Gastão escreveu importantes obras, tais como: “1938”,  “Quem é quem no cangaço”, “Lampião de A a Z”, “O cangaço e a imprensa”, “Viagem à Triunfo da Baixa Verde”, “Viagem ao São Francisco do Litoral ao Sertão”, “Jararaca – o cabra valente do Moxotó”, “Geografia do cangaço – nomenclatura”, “Eletrólitos antóferos”, “Jornal da Fraternidade”, “A Coleção Mossoroense na 11a. Bienal Internacional do livro – São Paulo; 1990”, “Catálogo de Sócios da SBEC – Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço – 1993/1999”, “Mossoró – capital nacional do radioamadorismo”, “Radioamadorismo nordestino”, “Os primórdios do turismo em Mossoró”, “Na Rota dos coronéis, cangaceiros e Beatos”, “Triunfo centenária”, “O QTC e o radioamador”, “Radioamadorismo no Brasil”, “Radioamadorismo – o poder da comunicação”, “CQ… GERAL… CQ… GERAL… R.B.R.”, “Seriema – Ave em extinção” e “Antibióticos”. Muitos deles com o selo da Coleção Mossoroense. O mesmo é responsáveis por artigos em diversos jornais, revistas, blogs e sites espalhados pelo Brasil afora.

Grande pesquisador e observador das obras publicadas pela Coleção Mossoroense, em recente interação com a gente que faz a Fundação Vingt-un Rosado, Paulo Gastão fez uma solicitação pontual. Assim o mesmo se expressou: “Tomo a liberdade em lhe solicitar seja visto trabalho publicado pela Fundação Vingt-un Rosado, sob título – Notas e Documentos para a História de Mossoró, de Luís da Câmara Cascudo, 4ª edição, 2001. Favor verificar o número de palavras erradas ou faltando letras, cito página 109. Em outras páginas encontramos a mesma situação. Gostaria que o revisor tivesse maior dedicação às publicações da Fundação. Temos que preservar o nome da Fundação. Agradeço sua gentileza e devida atenção”.

No ano passado, Paulo Gastão entrou em contato com a Fundação Vingt-un Rosado solicitando livros para doação à Biblioteca Luiz de Cazuza, na fazenda localizada no município de Serra Talhada, Pernambuco. Esta sua atitude mostrou o quando ele preocupado em expandir conhecimentos as mais diversas localidades.

Esta qualidade de Paulo Gastão em manter-se atento na preservação da história e preocupação em levar o conhecimentos para os mais variados locais, deixa para todos os pesquisadores e comunidade em geral um legado e um entusiasmo para que a população enveredam por estas vertentes, seja ela do cangaço, do radioamadorismo, da fauna e outros mais.

Para toda sua família, nossas condolências e a certeza que os ensinamentos de Paulo de Medeiros Gastão serão sempre reverenciados. Descanse em paz, amigo Paulo Gastão. Sua missão foi cumprida esplendorosamente.

O velório acontecerá, a partir das 11h, na capela do Seminário Santa Terezinha e o seu sepultamento ocorrerá, às 16h, no Cemitério São Sebastião, na cidade de Mossoró, cidade que o mesmo adotou por amor a esta terra que muito bem o acolheu.

Blog Lampião Aceso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!