Poeta Antônio Francisco é homenageado no Senado Federal Brasileiro

 

O grande poeta e cordelista mossoroense Antônio Francisco Teixeira de Melo, ou simplesmente Antônio Francisco, foi um homenageado pelo Senado Federal com a Comenda de Incentivo à Cultura, Luís da Câmara Cascudo.

A comenda foi criada em maio deste ano a partir da proposição da senadora Fátima Bezerra (PT), eleita governadora do Rio Grande do Norte, na última eleição próxima passada, para homenagear entidades e pessoas com serviços relevantes à cultura. Segundo consta o objetivo da premiação, “destina-se homenagear personalidades, instituições e grupos que tenham oferecido contribuições relevantes ao registro e ao fortalecimento da cultura, do folclore e dos saberes tradicionais no Brasil”.

A homenagem aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 10, em Brasília. Nesta primeira edição do prêmio foram homenageadas uma instituição e quatro personalidades. Além de Antônio Francisco outros mais foram agraciados com esta comenda. Acompanhe abaixo, os vencedores:

Antônio Francisco Teixeira de Melo – Cordelista, reconhecido publicamente pela musicalidade de seus poemas. Autores de várias obras poéticas, destacamos a obra “Sete contos de Maria”, publicada pela Coleção Mossoroense;

Nelson da Rabeca – Ex-cortador de cana de açúcar, rabequista, acordeonista e compositor brasileiro, natural de Alagoas, Nelson decidiu fazer o seu próprio violino e mais de 6 mil instrumentos no fundo de sua casa;

Nilson Rodrigues da Fonseca – Mineiro da cidade de Abadia dos Dourados, Nelson é autor, produtor e roteirista de televisão e cinema;

Pedro Baião – Portador de síndrome de Down, Pedro é carioca, ator de teatro e de televisão com trabalho realizado na novela global, “O tempo não para”;

Câmara Brasileira do Livro (CBL) – Instituição fundada em 1946, sem fins lucrativos, que congrega editores, distribuidores, livreiros e vendedores porta a porta. Ele é responsável pela promoção do mercado editorial em diversas formas, a mais conhecida, o Prêmio Jabuti de Literatura. A CBL, assim como a Fundação Vingt-un Rosado, não tem fins lucrativos e visa promover o mercado editorial brasileiro e cultivar o hábito da leitura.

Durante a premiação, houve homenagem in memorian ao saudoso folclorista areia-branquense Deífilo Gurgel, falecido em 2012, aos 84 anos de idade. Deífilo dedicou grande parte da sua vida a preservar e tornar conhecida as tradições culturais do Rio Grande do Norte. Ele é autor de obras como “O Criador e a Criação” e “Areia Branca – A terra e a gente”, editadas e publicadas com o selo da Coleção Mossoroense.

Outros homenageados in memorian foram, o gaúcho, folclorista, compositor, radialista e pesquisador brasileiro, João D’Ávila Paixão Côrtes; e o compositor, percussionista, artesão, educador e mestre de capoeira brasileiro Romualdo Rosário da Costa, conhecido como Mestre Moa do Katendê.

Antônio Francisco foi o legítimo representante da cidade de Mossoró pelos seus feitos no fortalecimento da nossa cultura.

Parabéns aos homenageados e que novas conquistas venham para a cidade de Mossoró, engrandecendo ainda mais a cultura mossoroense.