Academia Mossoroense de Artistas Plásticos (AMARP) realizou grande festa cultural em Mossoró

Com o lema “Pintura é um poema sem palavras” e tendo como patrono, o xilógrafo, cartunista, artista plástico e jornalista, João da Escóssia Nogueira, a Academia Mossoroense de Artistas Plásticos (AMARP) foi fundada em 16 de setembro de 2017. Ela é formada por artistas das mais diversas artes visuais como pintura, desenho, escultura, artesanato, dentre outras. Atualmente está sediada no Museu Histórico Lauro da Escóssia.

Presidida pela acadêmica Franci Dantas, a AMARP realizou cerimônia de posse dos seus primeiros acadêmicos. A solenidade aconteceu no auditório Dorian Jorge Freire, dependências da Estação das Artes Elizeu Ventania, na noite da última sexta-feira, com grande participação popular e de autoridades culturais locais.

Fizeram parte da mesa diretora, além da presidente da AMARP, Franci Dantas, os seguintes intelectuais: o presidente da Associação dos Escritores Mossoroenses – ASCRIM, Francisco José da Silva Neto; a professora Susana Goretti (Museu do Sertão), o presidente da Sociedade Brasileira do Estudo do Cangaço – SBEC, o doutor professor Benedito Vasconcelos Mendes; o presidente da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais – ACJUS, José Wellington Barreto; o presidente da Academia Mossoroense de Letras – AMOL, Elder Heronildes, o representante da Prefeitura Municipal de Mossoró, o radialista e funcionário público municipal Lalauzinho de Lalau e o diretor executivo do Museu Histórico Lauro da Escóssia, Asclépius Saraiva Cordeiro.

Além destes, o presidente da Academia Mossoroense de Literatura de Cordel – AMLC, Gualter Alencar e diretora da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, a senhora Maria das Graças Henrique estiveram presentes prestigiando este grande acontecimento cultural.

O presidente da Fundação Vingt-un Rosado, o senhor Dix-sept Rosado Sobrinho ficou impossibilitado de comparecer, mas enviou um substituto que o representou: o atual editor da Coleção Mossoroense e coordenador de reestruturação da Fundação Vingt-un Rosado, Eriberto Monteiro.

Durante a festa solene, o artista Ayjalon Drumont fez apresentação cênica, enquanto que Goretti Alves e Ronaldo Alves, fizeram apresentação musical.

O advogado, escritor, radialista, agente comunitário e acadêmico presidente da ACJUS, o senhor José Wellington Barreto apresentou a AMARP para a plateia presente.

O doutor Benedito Vasconcelos Mendes e Suzane Goretti Lima Leite receberam os títulos de presidente de honra e madrinha da AMARP, respectivamente.

Receberam títulos de mérito cultural em reconhecimento pelos serviços prestados e contribuição com a cultura local, as seguintes personalidades: Eriberto Monteiro, Asclépius Saraiva Cordeiro, Milsa Macedo do Couto e Francisco José da Silva Neto. 

Houve realização de entrega da primeira edição do troféu AMARP. Foram agraciadas com prêmio, as seguintes personalidades: Benedito Vasconcelos Mendes, Suzane Goretti Lima Leite, José Wellington Barreto, além dos acadêmicos Ednaldo de Oliveira Bezerra e Maria Freire da Costa.

O cerimonial foi conduzido brilhantemente pela senhora Marta Noberto de Sousa Aquino de Medeiros.

Confira a relação dos primeiros acadêmicos que foram empossados e suas respectivas cadeiras:

1 – Franci Francisca Dantas;
2 – Ednaldo de Oliveira Bezerra;
3 – Maria Freire da Costa;
4 – Hebert Luís Regis de Menezes;
5 – Maria José Guimarães;
6 – Marlúcia Almeida da Silva;
7 – Maria das Dores Almeida da Silva;
8 – Yáscara Samara de Oliveira da Silva;
9 – Janilce da Silva Falcão; e

10 – Carlito Lucas dos Santos Neto.

A TV Cabo Mossoró (TCM) fez a cobertura televisiva através do programa Premiére, com Wil Vicente.

Ressalva: a Academia Mossoroense de Artistas Plásticos (AMARP) está em dívida com o senhor Elder Heronildes, presidente da AMOL. Segundo a presidente Franci Dantas da AMARP, a homenagem será feita posteriormente no primeiro momento solene da academia.  Elder Heronildes é um batalhador da cultura local. Ele e é merecedor de todas homenagens pela dedicação e pelos enormes serviços prestados a cultura potiguar.