Vandalismo no Museu Histórico Lauro da Escóssia

 

Assim como outros equipamentos culturais de Mossoró, o Museu Histórico Lauro da Escóssia também sofreu com ação de vandalismo, exatamente, no mesmo período que o teatro municipal e outros prédios locais foram depredados.

Os criminosos picharam e depredaram o patrimônio público. Além disso, arrancaram 7 luminárias que ficavam na parte externa do prédio.

A Prefeitura Municipal de Mossoró vem tentando coibir estas ações criminosas através da guarda municipal. Por mais que a Prefeitura venha passando por dificuldades, dentro das possibilidades, muito já se evitou. Ela está sempre procurando prestar bons serviços através dos seus equipamentos públicos municipais, porém, precisa da participação da sociedade, denunciando estes atos contra o patrimônio público.

Lembramos que, vandalismo é crime, nos termos da Lei Nº 2.848/40, com pena de detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. O vândalo tem direito a pagar fiança no valor de um a seis salários mínimos, caso contrário, pode pegar de um a três meses de detenção para dano simples ou pena aumentada, dependendo do dano qualificado, com pena de seis meses a três anos, e multa, além da pena correspondente à violência.

O prejuízo causado para a sociedade vai muito além da questão financeira. É uma triste realidade que tem que ser combatida por todos.