Um pouco da História da Coleção Mossoroense

A COLEÇÃO MOSSOROENSE, uma editora genuinamente de Mossoró-RN é o Maior Movimento Editorial do Brasil.

Este movimento começou pela ideia da criação de uma biblioteca pública municipal, em Mossoró, sugerida pelo professor Vingt-un Rosado como parte integrante de um programa de campanha política, do candidato ao governo municipal, seu irmão Dix-sept Rosado. Tudo isso lá nos idos de 1948.

A dinâmica da vida da biblioteca começa a eclodir através da confecção de boletins bibliográficos, mediante a participação de vários voluntários, sendo numerados por assuntos específicos, como por exemplo, os registros de todas as atividades culturais exercidas no programa do governo municipal.

Na formatação e impressão dos boletins, de início, houve uma variação de órgãos que se responsabilizavam por sua tiragem, sendo alguns feitos tanto pela Imprensa Oficial, sendo outros custeados pela Prefeitura Municipal de Mossoró.

Com a estruturação de um acervo bibliográfico composto de livros, plaquetes, boletins, periódicos e cordéis, a COLEÇÃO MOSSOROENSE sistematizou-se mediante uma divisão definida por séries que vão de A a J dos mais diversos temas como: GENEALOGIA, Folclore, poesia, humor, contos, manuscritos, agricultura, paleontologia, direito, dicionário, música, religião, história, cangaço e muito mais.

Visite o seu espaço no Encontro Nordestino de Genealogia e conheça a COLEÇÃO MOSSOROENSE através de suas páginas e ela nunca mais sairá da sua vida, pois você já fará parte da sua história…