A batalha de Mossoró pela água

No dia 22 de março se comemorou o Dia Mundial da Água. A data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem o objetivo de alertar a população sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. Nesta data, em todo o mundo, realizou-se atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na terra.

“A água fixa o homem. Em Mossoró, há uma batalha de duzentos anos do homem fixando água”. E certamente, esta luta pela água na região não começou apenas com a instalação da Fazenda Santa Luzia, mas bem antes com os próprios nativos utilizando a sazonalidade do Rio Mossoró

O livro “Minhas Memórias da Batalha da Água”, do escritor Vingt-un Rosado, publicado pela Coleção Mossoroense, Série C, volume 1128, nos mostra a importância deste precioso líquido e o quão ela foi (e é) importante para o desenvolvimento região do semiárido.

Ele está disponível para pesquisa na sede da Fundação Vingt-un Rosado, localizado no terceiro andar da Biblioteca Pública Municipal Ney Pontes Duarte, no centro de Mossoró/RN.